Relção do texto de Juana María Sancho com o texto da Revista Nova Escola
Dois pontos em comum da reportagem "O melhor do computador" (Revista nova Escola) e o texto "De Tecnológia da informação e Comunicação a Recursos Educativos" de Juana María Sancho, são:
1- A necessidade de laborátorios de informática e usá-los como extensão de aula. A informática é uma ferramenta ríquissima que bastante para a aprendizagem . não deve ser mais um metódo e sim uma compelementação de ensino. É necessário saber usá-la para encantar os alunos, tornar as aulas interessantes,interativa e desenvolver um aprender dinâmico. Juana María Sancho, diz que além da necessidade do uso da informática, tem de haver uma forma correta na aplicação e inovar os métodos de ensino, prioridade das escolas modernas não deve ser usado para reforçar didáticas antigas de ensino tradicional, não valorizando a participação do aluno.> Enfim, a informática é necessária na educação, pois os alunos já nascem mergulhados numa sociedade cheia das TIC e a escola não pode ficar numa redoma de vidro, em outro mundo, pois seu maior papel é preparar o aluno para a sociedade que ele vive. 2-Os alunos interagem e constroem o conhecimento (Revista Nova Escola) A informação ajuda o aluno o construir o conhecimento, tanto do uso do computador , como de variados assuntos,sites como google Eart, Wikipédia, Biblioteca Virtual, o aluno trabalha o hipertexto , relacionando variados assuntos e ampliando o seu conhecimento. Sancho aposta o uso de novos meios para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem e defende a educação inovadora, que valoriza a critiavidade e iniciativa do aluno . Isso é desenvolvido com a interação do aluno nas aulas, hipotetizando sobre o conhecimento.> Sancho também aponta para proporcionar o desenvolvimento da critíca da autonomia, de facilidade de comunicação do respeito ao diferente e o convívio com a diversidade nos alunos.
DIVERGENTES1- Internet é inprescídivel .O aprendizado é eficaz, mesmo sem a internet (Revista Nova Escola) Sancho fala de um computador como recurso do cotidiano, para pesquisas, criação isso será masi faciliatado com a internet. 2-o lazer não ensina(Revista Nova Escola) Um computador só ajudará a aprendizagem se for voltado unicamente para fins didáticos. Sancho diz que o aluno não aprende só em ambientes didáticos. O fato de o aluno acessar o youtube não significa que ele não adquiriu conhecimento.Sites bons, de variados conhecimentos, também educam.É uma forma suave e fascinante de aprender. É claro que é importante o professor auxiliar o aluno no domínio de toda essa bagagem de informções.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Diário de aula
Hoje a professora comentou a Rádio na Escola, que serve para ampliar os debates, tornar a escola um ambiente mais agradável, por exemplo, a idéia de ouvir música na hora do intervalo.
E a atividade proposta foi descobrir as vantagens e desvantagens dessa nova ferramenta,pesquisar o que é um podcast e jingle, e por fim escrever o que entendeu sobre a proposta.
Penso que é interessante a idéia da Rádio na Escola seria muito bom está no intervalo ouvindo músicas, a programação da escola,sobre eventos,palestras e tantas outras coisas.
E a atividade proposta foi descobrir as vantagens e desvantagens dessa nova ferramenta,pesquisar o que é um podcast e jingle, e por fim escrever o que entendeu sobre a proposta.
Penso que é interessante a idéia da Rádio na Escola seria muito bom está no intervalo ouvindo músicas, a programação da escola,sobre eventos,palestras e tantas outras coisas.
Diário de aula
Hoje a professor explicou o texto "De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos" de Juana María Sancho. explicando os pontos principais do texto e como as Tic pode ser aproveitadas pela o preofessor para incetivar os alunos. Exemplo, o professor adaptar as Tic para melhorar o aprendizado, ou seja, explorar ouso dessas novas tecnologias para encantar os aluno.E por fim fizemos uma atividade em grupo, onde teríamos que comparar o texto da "Sancho" com uma reportagem da "Revista Nova Escola", informando dois pontos comuns entre os dois texto e dois divergentes.
A explicação do texto da "Sancho", foi importante por que esse texto juntamento com o texto "O Vídeo na Sala de Aula" do "Moran" será material de consulta para a prova do dia 12/11.
Eu gostei da aula por que todo o texto que é trabalhado nos mostra a importância da tecnologia
e como ela vem dia-a-dia colaborando com a relação professor e aluno.
A explicação do texto da "Sancho", foi importante por que esse texto juntamento com o texto "O Vídeo na Sala de Aula" do "Moran" será material de consulta para a prova do dia 12/11.
Eu gostei da aula por que todo o texto que é trabalhado nos mostra a importância da tecnologia
e como ela vem dia-a-dia colaborando com a relação professor e aluno.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Diário de aula
Terminou as apresentações dos seminário, eu adorei o filme "Batismo de Sangue",e também das outras indicações.Aprendemos muito com as apresentações dos outros grupos, tivemos a oportunidade de ver trechos de filmes,até então desconhecidos para mim, isso mostra que todas pesquisaram e deram o seu melhor,certo ou errado valeu a pena, mais uma expêriencia em grupo e é muito bom ver um colega ir lá na frente,mostrar a sua capacidade e dar o melhor de si.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Diário de aula "REFEITO"
"Relátorio do Trabalho"
Hoje a professora Kátia comentou o texto de José Manuel Moran"O vídeo na sala de aula",comentou no que o vídeo pode contribuir para tonar uma aula mais expositiva e interresante,baseado no texto do Mouran teremos que fazer um trabalhos e escolher um filme ,no caso do nosso grupo o filme escolhido foi 'Olga" e tentar dar uma aula de História.
O texto de Moran nos deixa claro que o vídeo não é só um tapa buraco, ele tem um proposito na sala de aula, serve para enfocar os detalhes de textos que através da leitura não percebemos é um grande para o professor quando utilizado com consciência e muito contribui para o aprendizado das crianças.
Eu amei o tema sugerido pela professora, por que amo história, ainda mais em escolher os filmes são tantos;por fim ficamos com o filme "Olga" que fala do nazismo e do autoritarismo aqui no Brasil, assuntos que há muito tempo ouvimos falar,penso que pelo filme fica mais fácil comentar os fatos que aconteceram aqui e no mundo.
Em relação apresentação, penso que estou vencendo a vergonha pouco a pouco, espero que até o final do curso eu já esteja falando sem problema algum.
Hoje a professora Kátia comentou o texto de José Manuel Moran"O vídeo na sala de aula",comentou no que o vídeo pode contribuir para tonar uma aula mais expositiva e interresante,baseado no texto do Mouran teremos que fazer um trabalhos e escolher um filme ,no caso do nosso grupo o filme escolhido foi 'Olga" e tentar dar uma aula de História.
O texto de Moran nos deixa claro que o vídeo não é só um tapa buraco, ele tem um proposito na sala de aula, serve para enfocar os detalhes de textos que através da leitura não percebemos é um grande para o professor quando utilizado com consciência e muito contribui para o aprendizado das crianças.
Eu amei o tema sugerido pela professora, por que amo história, ainda mais em escolher os filmes são tantos;por fim ficamos com o filme "Olga" que fala do nazismo e do autoritarismo aqui no Brasil, assuntos que há muito tempo ouvimos falar,penso que pelo filme fica mais fácil comentar os fatos que aconteceram aqui e no mundo.
Em relação apresentação, penso que estou vencendo a vergonha pouco a pouco, espero que até o final do curso eu já esteja falando sem problema algum.
Diário de aula - segundo semestre "REFEITO"
Na volta das férias a professora deu as boas vindas, apresentou o programa do segundo semestre e passou orientações sobre o trabalho.Foi muito bom rever os amigos novamente e recomeçar toda aquela loucura,mesmo assim eu gosto de vir as aulas, pois acho importante esse corre corre, nos ensina a ter responsabilidades tanto conosco e com os nossos amigos ou seja arranjamos tempo para tudo, e tiramos proveito pois sempre no final de cada aula,respiramos aliviados, ufa, mais uma batalha vencida.
Leu conosco um texto "Oba!Hoje tem aula de História do autor Eduardo Bruno, eu gostei do texto pois o assunto era sobre a minha máteria preferida.
Eu gostei do primeiro dia
Leu conosco um texto "Oba!Hoje tem aula de História do autor Eduardo Bruno, eu gostei do texto pois o assunto era sobre a minha máteria preferida.
Eu gostei do primeiro dia
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Avaliação do curso
Eu particulamente gosto do curso.Acho a disciplina importante para mostrar aos nossos futuros alunos que professor de História e Geografia não é só ler e ver mapas,é a oportunidade que o professor tem de cativar os alunos para duas matérias que geralmente eles não gosta.A prova que a professora deu para classe com referencia naquela reportagem mostra claramente que a informática não diminui a importância no professor na sala de aula,apesar dos alunos ter conhecido várias culturas pela internet necessitou da ajuda de um formador de opinião para faze-los entender as diversificadas culturas.A informática é uma aliada do professor nesse mundo onde tudo está rápido,fazer o aluno interagir com a a matéria dada dispertando seu interesse com a ferramenta da informática.
Assinar:
Postagens (Atom)